Emergências

O Centro de Assistência NÃO atende emergências, uma vez que não dispõe de infraestrutura necessária para realizar esse serviço. O atendimento no CEABM é realizado apenas por agendamento, que pode ser feito pessoalmente ou pelo telefone 98321-4488 (ligação e whatsapp).

Como identificar uma emergência?

Quando houver qualquer alteração de natureza psiquiátrica como agitação psicomotora, violência, suicídio ou risco de suicídio, automutilação, autonegligência severa, intoxicação grave por substância psicoativa, síndrome de abstinência alcoólica (tremor, sudorese, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, alucinações, convulsões, coma) em que existe um risco significativo (de morte ou dano grave) para o paciente ou para terceiros, demandando uma intervenção terapêutica imediata.

O que fazer em casos de emergência psiquiátrica?

Pacientes que necessitem de intervenção imediata devem ser encaminhados a um hospital geral (veja Lista de Credenciadas) ou a uma clínica psiquiátrica da rede credenciada para atendimento de urgência.

As clínicas credenciadas para o serviço de emergência psiquiátrica são:

  • Clínica Verse (contato: 99607-0092/99607-9458/4042-8485)
  • Clínica RM (contato: 3034-3434)
  • Clínica Recanto (contato: 99968-9417/99988-9418/99958-9419)
  • Clínica Crescer (contato: 3703-4046)
  • Mansão Vida (contato: 3346-5229)

OBS: Informações sujeitas a alteração. Última atualização: 15/02/2023.

Toda internação psiquiátrica é involuntária?

Não. De acordo com as políticas atuais que regem os serviços de internação psiquiátrica, as internações devem ser preferencialmente voluntárias. Em casos específicos a internação poderá ser involuntária, como por exemplo: casos em que a pessoa que está sendo internada é incapaz de decidir sobre o seu próprio tratamento, quadros psicóticos, menores de idade, pessoas civilmente interditadas, intenção suicida na qual o paciente não aceita ajuda, dentre outros.

Quem são as pessoas aptas a conduzir o paciente para internação involuntária?

De acordo com a legislação, a internação involuntária pode ser solicitada por familiar ou responsável legal do paciente. Tal pedido deverá ser feito por escrito e avaliado pelo médico psiquiatra da clínica.

ATENÇÃO: O comandante não pode assumir a responsabilidade legal pela internação de militar. Assim, caso um bombeiro apresente quadro de emergência psiquiátrica durante o serviço que requeira internação, o comandante deve entrar em contato com familiar do paciente para assumir as condutas legais previstas.

Orientações aos familiares de pacientes internados

O familiar ou responsável legal de militar internado deverá solicitar à clínica a emissão do atestado de admissão, que deverá ser homologado junto ao CBMDF no prazo de 48h. Essa homologação poderá ser feita presencialmente no Centro de Perícias Médicas (CPMED), ou online pelo sistema INOVA. Tal conduta visa formalizar o afastamento legal do(a) militar das suas atividades de trabalho, evitando problemas de ordem disciplinar.

O tratamento conduzido em regime de internação é de inteira responsabilidade da clínica, não sendo passível de interferência por parte dos profissionais do CEABM.

Voltar

Pular para o conteúdo