Projeto de Prevenção de Lesões Musculoesqueléticas em Cursos –

A Seção de Fisioterapia e Reabilitação Ocupacional – FISIO/POMED com o apoio da Diretoria de Saúde, deu início, desde 2021, a um projeto de prevenção de lesões musculoesqueléticas em cursos. Atualmente, o mesmo conta também com a atuação da psicologia e da nutrição, sendo denominado:  PREVENÇÃO E MANEJO  DE LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS E DE AGRAVOS EM SAÚDE MENTAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO E HABILITAÇÃO DO CBMDF. O Projeto é uma integração dos comandos da ABMIL, CEFAP, CECAF e FISIO/POMED, sendo gerenciado pela Chefia da FISIO/POMED e pela fisioterapeuta 1º Ten. QOBM/Compl. Patrícia.
Tal projeto consiste em ações educativas (teóricas e práticas) entre alunos e equipe de instrutoria e coordenação, visando a orientação quanto a lesões, exercícios de treinamento, exercícios preventivos, tratamentos para sintomas, entre outras informações.
Em 2022, foi implementado pela primeira vez, através da parceria entre FISIO/POMED e CECAF, o Programa de Preparação Física para o curso, com o objetivo de treinamento físico dos alunos, incluindo exercícios preventivos voltados para as lesões que mais acometem o grupo.
A FISIO/POMED está disponibilizando, por meio deste trabalho, atendimento fisioterapêutico para equipe de instrutores, coordenação e alunos, neste último caso, visando o monitoramento das lesões, a fim de evitar o agravamento das mesmas, propor e acompanhar o tratamento.

Têm sido aplicados questionários com alunos e equipe, desde 2021, visando levantar variáveis de interesse para fundamentar condutas voltadas para a prevenção de lesões. Estudos e intervenções práticas in loco com equipe de instrutoria vem sendo implementadas, bem como, propostas de estudos científicos que esclareçam e norteiem as intervenções.

Pular para o conteúdo