Programas de Prevenção

Saiba mais sobre alguns dos programas de prevenção em saúde mental desenvolvidos pela SASMO:


Programa PREPARAR

Tem por objetivo auxiliar o bombeiro militar a refletir sobre o processo de passagem para a reserva remunerada e sobre as várias adaptações necessárias nessa nova etapa de vida, abordando temas como: legislação (direitos e deveres acerca da inatividade), educação financeira, cuidados com a saúde, aspectos familiares relacionados à reserva e projetos de vida.

O programa é realizado com grupos de até 20 militares, em 10 encontros semanais, e conta com a parceria de profissionais de outras unidades da Corporação, buscando a integração de saberes para favorecer o desenvolvimento de maior qualidade de vida ao militar quando de sua passagem para a reserva remunerada.

Como participar?

A participação é voluntária, as inscrições são abertas mediante publicação em Boletim Geral e preenchimento de link pelo militar interessado.


Planejamento Familiar

Programa realizado em apoio à Policlínica Médica. Consiste em palestra de orientação e prevenção da esterilização precoce, destinada a militares interessados no procedimento de esterilização voluntária/vasectomia. Tem como objetivos: assegurar o direito de acesso à informação conforme estabelecido na Lei n.º 9263/96, que estabelece o planejamento familiar enquanto política pública; desencorajar esterilizações precoces e contribuir para a consolidação do processo decisório de esterilização voluntária.

Como participar?

Após avaliação de médico urologista, os interessados deverão apresentar-se no CEABM portando o encaminhamento médico, e serão inscritos em lista de espera para posterior convocação para participação na palestra.


Programa $AÚDE FINANCEIRA

O programa visa trabalhar a saúde financeira na perspectiva biopsicossocial, por meio de educação e técnicas para a tomada de decisões e consumo responsáveis. Propõe a construção de espaços reflexivos, instigando mudanças de hábitos e comportamentos relacionados às finanças, melhorando a saúde global dos indivíduos e a qualidade de vida pessoal, familiar e no âmbito laboral.

A equipe é composta por profissionais do serviço social, da psicologia e por educadores financeiros. O programa tem a duração prevista de 3 meses, com encontros semanais de grupo e individuais. Como resultados esperados vislumbram-se a transposição de dificuldades financeiras, a prevenção de novos endividamentos, redução de adoecimento e absenteísmo, dentre outros.

O público alvo são militares ativos e inativos, com prioridade para aqueles que apresentam prejuízo significativo da saúde mental em função de questões financeiras.

Cartilha Saúde Financeira: file:///C:/Users/64545164153/Downloads/Cartilha%20-%20Sa%C3%BAde%20financeira%201%20(1).pdf

Como participar?

A participação é voluntária, as inscrições são abertas mediante publicação em Boletim Geral e preenchimento de link pelo militar interessado.


RESPIRAR! – Grupo de apoio e orientação para manejo de ansiedade

O Grupo Respirar tem como missão fornecer apoio, informação e ferramentas para que as pessoas consigam manejar a ansiedade.

O objetivo é minimizar o impacto dos sintomas e prevenir o agravamento dos quadros de ansiedade por meio do desenvolvimento de ferramentas e estratégias saudáveis e do compartilhamento de experiências.

As atividades são conduzidas pela equipe composta por profissionais da psicologia ao longo de 5 encontros semanais. O público-alvo são militares (ativos e veteranos), pensionistas e dependentes legais acometidos por sintomas de ansiedade com nível significativo de impacto para a saúde mental.

Como participar?

A participação é voluntária, as inscrições são abertas mediante publicação em Boletim Geral e preenchimento de link pelo militar interessado.

PROGRAMA VIVA MELHOR

O Viva Melhor – Programa de Atenção à Saúde Mental no CBMDF

Tem por objetivo trabalhar no eixo da promoção e prevenção em saúde, tanto por meio de ações de psicoeducação sobre temas diversos relacionados à saúde mental, quanto da divulgação dos serviços disponíveis e ofertados pelo Centro de Assistência Bombeiro Militar (CEABM) e pela rede credenciada, bem como das formas de acessá-los. O programa é executado por meio de visitas, previamente agendadas e publicadas em Boletim Geral, às unidades operacionais e administrativas do CBMDF, pela equipe técnica da Seção de Assistência à Saúde Mental e Ocupacional (SASMO).

Como participar?

Os comandos e chefias dos diversos grupamentos e setores administrativos do CBMDF podem enviar pedido via SEI ao CEABM, a fim de ser agendada a intervenção, conforme datas disponíveis nas agendas dos profissionais..


Voltar

Pular para o conteúdo