Programa Fisioterapia Preventiva nas Unidades Operacionais e Cursos do CBMDF

O Programa Fisioterapia Preventiva nas Unidades Operacionais e Cursos do CBMDF começou suas atividades voltadas para as unidades operacionais no mês de abril deste ano.
O GAEPH foi o primeiro quartel a receber a intervenção, com duração de duas semanas, tendo como foco a prevenção de lesões na atividade dos socorristas da corporação. Entre os dias 25 e 28 de abril, 72 bombeiros participaram das palestras realizadas. Na segunda semana, entre os dias 02 e 05 de maio, 42 bombeiros da unidade foram consultados pelos fisioterapeutas da FISIO do CBMDF, recebendo orientações sobre os problemas identificados ou sendo encaminhados para tratamentos na POMED ou em clínicas credenciadas. Além disso, esses militares receberam um treino físico específico, para ser realizado na academia da unidade, orientado pelos educadores físicos da FISIO.
Após a análise do trabalho desenvolvido pelos socorristas, dos cursos ofertados pelo GAEPH e das viaturas e equipamentos utilizados, foram propostas diversas ações tendo em vista a melhoria das condições de trabalho dos bombeiros e uma melhor efetividade da missão desempenhada. Dentre as propostas, estão:
• Aquisição de equipamentos com o objetivo de prevenir o adoecimento e melhorar o atendimento oferecido à comunidade: macas elétricas para as URs, pranchas do tipo scoop, cadeiras de remoção com sistemas mais modernos;
• Execução de um sistema de “centrais de macas” para minimizar ao máximo os efeitos indesejados da retenção de macas em unidades de saúde;
• Alteração dos uniformes utilizados pelos socorristas;
• Alterações da conformação interna das viaturas para permitir acesso à vítima por ambos os lados e melhorar a organização da UR;
• Alterações nos cursos de APH: instruções sobre prevenção de lesões nos socorristas, capacitação dos instrutores sobre prevenção de lesões nos socorristas; preparação física específica prévia à realização do CSU, treinamento prático com a utilização das cadeiras de remoção em todos os cursos, treinamentos com a utilização das macas para alunos do CFO/CFP/CHO.
A equipe da FISIO colaborará com o GAEPH para o desenvolvimento de projetos básicos para as aquisições e para a implementação das medidas propostas aos cursos de formação e demais questões propostas.
No mês de maio as mesmas atividades foram desenvolvidas para os bombeiros do GPCIU, para os quais em breve será enviado relatório com diversas propostas voltadas para a área de combate a incêndio urbano. Ademais, nesta semana estão sendo realizadas as intervenções nas áreas de salvamento terrestre e aquático, com os bombeiros militares do GBS.

Pular para o conteúdo