Programa de Preparação Física para os recém-ingressos no CBMDF

No final de junho foi realizado o Programa de Preparação Física com os alunos recém-ingressos na corporação.

 

O programa foi elaborado e executado pela Seção de Fisioterapia da POMED e o CECAF, e faz parte de um projeto que busca implementar ações voltadas para prevenção e manejo de lesões musculoesqueléticas e promoção da saúde, que nesta edição foi voltado para atender aos alunos do Curso de Formação de Praças (CFP 20), Curso de Habilitação de Oficiais (CHO 15) e Curso de Formação de Oficiais (CFO 45).
Como parte do projeto, foram realizadas palestras com a Ten. Vivian Said, nutricionista do CBMDF, com orientações com relação à alimentação durante o curso. Os alunos passaram ainda por avaliação funcional com fisioterapeutas do CBMDF em parceria com a UnB, para identificar fatores de risco de lesões. Em seguida, os instrutores de TFM e fisioterapeuta implementaram um programa de exercícios com o objetivo de preparar os novos militares para as atividades dos cursos. Os exercícios estão direcionados para prevenir as lesões mais frequentes entre os alunos, além de melhorar a consciência corporal e a qualidade dos movimentos.
Nesse período também foram realizadas reuniões com equipe de instrutores e coordenação para discutir ações voltadas para a prevenção de lesões e promoção da saúde dos alunos em curso.Está prevista a continuidade dessas ações preventivas durante os cursos, com aulas teórico-práticas, atendimentos fisioterapêuticos individualizados aos alunos, instrutores e coordenação.

A iniciativa está alinhada aos esforços da corporação em conduzir os cursos visando o melhor aproveitamento dos participantes.
Agradecemos a todos os militares envolvidos na elaboração, aplicação e melhoria contínua do projeto.

 

Skip to content