CURSO PARA GESTANTES E CASAIS GRÁVIDOS DA ENFERMAGEM.

A Seção de Enfermagem (SENFE), da Policlínica Médica, disponibilizará 5 (cinco) vagas para a primeira turma do Curso para Gestantes e Casais Grávidos da Enfermagem, que ocorrerá nos dias 03, 10, 17 e 24 de fevereiro, sempre das 14h às 17h30min. O curso ocorrerá no terraço da clínica cirúrgica (anexo ao Centro Cirúrgico), no 2° pavimento da Policlínica Médica.

A facilitadora será a 2° Ten. PAULA MACHADO, enfermeira obstetra.

Serão ofertadas vagas para até 5 gestantes militares ou dependentes, preferencialmente com idade gestacional entre 28-35 semanas, para que haja maior aproveitamento das informações transmitidas. Cada gestante terá direito a 1 (um) acompanhante. Serão 4 encontros que ocorrerão uma vez por semana (às quintas-feiras à tarde), com duração de 3 horas e 30 minutos cada, totalizando 14h ao término do curso. As gestantes e seus acompanhantes terão direito a atestado de comparecimento, válido como parte integrante do pré-natal.

As inscrições ocorrerão até o dia 31 jan. 2022, através do email “pomed.gestantes@cbm.df.gov.br”, onde as gestantes serão orientadas a preencher um formulário. Caso haja mais demanda do que a quantidade de vagas disponíveis, será dado prioridade às gestantes com idade gestacional mais avançada. As gestantes excedentes formarão um cadastro reserva para compor o grupo do mês seguinte.

Este é um curso preparatório para o parto e pós-parto e tem o intuito, além de oferecer informação de qualidade à gestante/casal sobre as boas práticas profissionais para o parto e pós-parto, ser ambiente de apoio, acolhimento e compartilhamento de dúvidas, anseios, possíveis medos e expectativas tão comuns nessa fase de mudanças físicas e emocionais da mulher/casal.

O curso vai abordar temas como: fases do trabalho de parto e parto, intercorrências no parto, cuidados com o recém-nascido, amamentação e puerpério. Aborda, ainda, aspectos psicossociais da gestação, produzindo atividades educativas participativas para a promoção da saúde, fundamentais para a aquisição de conhecimentos sobre o processo de gestar e parir de forma humanizada, na perspectiva de cuidado integral.

Segundo o Ministério da Saúde, a promoção da saúde, por meio de ações educativas no ciclo gravídico, favorece a vivência da gestação de forma positiva e auxilia na redução dos riscos de complicações.

Espera-se que a gestante/casal ao final do curso tenham se apropriado do conhecimento e se sintam confiantes e com autonomia para a tomada de decisões relativas a todo o ciclo gravídico-puerperal.

Recomendamos que as gestantes/casais inscritos no curso venham com roupas confortáveis para participarem da parte prática do curso e que tragam seu lanche pessoal e garrafinha de água.

Pular para o conteúdo