4ª Capacitação em Saúde da DISAU: Um Evento de Integração e Conhecimento

Foi realizado com grande sucesso, a 4ª Capacitação em Saúde promovida pela Diretoria de Saúde (DISAU). O evento, que contou com a participação de diversos profissionais, foi aberto pela Administradora da POMED, Coronel Geisa Cozac Bomfim, destacando a importância da capacitação contínua para o aprimoramento dos serviços prestados.

O primeiro tema abordado foi “Comportamento Pró-Social – É possível treinar?”, apresentado pelo Cap QOBM/Compl. Ricardo Mendes Gomes Pereira. A palestra discutiu os aspectos do comportamento humano que podem ser moldados e aqueles que são intrínsecos à personalidade, ressaltando a importância do cuidado emocional, especialmente entre profissionais de saúde e bombeiros, que enfrentam desafios diários intensos.

O Tc Vet Ivaldo, responsável pelo Projeto Inova Saúde, trouxe à tona as mudanças iminentes no sistema de guias de saúde, explicando a transição para o uso de tokens e como esse novo processo será integrado ao sistema Inova.

A 1° Ten QOBM/Compl. Luana Castro abordou a “Importância da Sala de Apoio à Amamentação”, enfatizando a necessidade de criar ambientes que favoreçam a saúde e bem-estar das mães e seus bebês, principalmente dentro de instituições que prestam serviços essenciais.

Por fim, o professor Msc e PhD Luiz Guilherme Grossi Porto apresentou os resultados de estudos realizados no projeto “Saúde nos Quartéis”. A pesquisa revelou dados importantes sobre a eficácia dos programas e projetos preventivos implementados, contribuindo para a promoção da saúde dentro da corporação.

Uma oportunidade valiosa de troca de conhecimentos e reforçou o compromisso da DISAU em proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado para todos.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados aos participantes, reconhecendo o empenho e a dedicação de todos na busca pelo aprimoramento profissional. Além disso, foram distribuídos exemplares do projeto “Saúde nos Quartéis”, permitindo que os participantes levassem consigo o conhecimento e as boas práticas discutidas durante a capacitação.

Após a capacitação, o evento contou com a ilustre presença de autoridades de destaque, incluindo o Excelentíssimo Senhor Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Sandro Gomes Santos da Silva; o Excelentíssimo Senhor Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Moisés Alves Barcelos; o Excelentíssimo Senhor Deputado Distrital Roosevelt Vilela Pires; a ex-Diretora de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Coronel Cristianne da Silva Antunes; o Excelentíssimo ex Administrador da Policlínica Médica do Bombeiro Militar, Cel Daniel de Carvalho Friedman; o Excelentíssimo Subdiretor da DISAU, Cel Carvalho; a Administradora da Policlínica Médica do Bombeiro Militar, Coronel Geisa Cozac Bomfim; a Excelentíssima Senhora Secretária de estado da mulher do Distrito Federal, representando a vice-governadora, Giselle Ferreira de Oliveira e a Excelentíssima Senhora Coordenadora das políticas de aleitamento materno do distrito federal, Mariane Curado Borges; o Excelentíssimo Senhor Secretário executivo de segurança pública do Distrito Federal, Dr. Alexandre Rabelo Patury; a Assessora do Excelentíssimo Senhor Deputado Distrital, Roosevelt Vilela, Rosemaire; que participaram da inauguração oficial da Sala de Amamentação da POMED, um espaço dedicado ao apoio e cuidado com as mães bombeiras militares, proporcionando um ambiente adequado e acolhedor para a amamentação. Esta iniciativa reforça o compromisso da POMED com a saúde e o bem-estar de todos os seus integrantes, em especial das mães que desempenham um papel tão importante na corporação.