Missão de socorro emergencial no Rio Grande do Sul.

Os Militares do CBMDF participaram de uma missão de socorro emergencial nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Divididos em dois grupos que se deslocaram para o sul em períodos destintos, realizaram um trabalho em conjunto com diversas equipes de resgate, incluindo o SAMU de São Leopoldo e o CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) de São Leopoldo e Bento Gonçalves.

O trabalho consistiu em prestar atendimento médico, realizado pelo Major QOBM/MED Tizzo, com presteza, eficiência e solidariedade às vítimas, além de oferecer apoio logístico nos abrigos durante as enchentes. Foram realizados diversos atendimentos na cidade de São Leopoldo, atendendo diretamente as vítimas dos alagamentos, como no caso específico de um paciente com hipotermia. Após ser resgatado pela equipe de mergulhadores, recebeu atendimento com o auxílio da viatura de suporte avançado. O Major Tizzo também prestou muitos atendimentos a pacientes com pneumonia, insuficiência respiratória, infecção de vias aéreas superiores, leishmaniose, entre outros. Em Bento Gonçalves, utilizando os conhecimentos adquiridos no curso de Busca e Salvamento em Estruturas Colapsadas, atuou diretamente nas buscas por soterrados e desaparecidos.

Durante o período de atuação, os militares do CBMDF puderam auxiliar em diversas frentes de ações de busca e salvamento. No total, foram cerca de 270 atendimentos a adultos e 20 crianças vítimas das enchentes. Além disso, os bombeiros realizaram atividades de busca e resgate em estruturas colapsadas e busca com cães, auxiliando na localização de desaparecidos, com a localização e resgate de 2 pessoas desaparecidas e 98 animais em situação de risco. Outras 82 pessoas receberam ajuda humanitária por meio das equipes do CBMDF. Ainda foram prestados atendimentos a 132 pacientes que se encontravam em abrigos. Esses números se somam às dezenas de famílias que receberam assistência por meio da distribuição de mantimentos e do auxílio no deslocamento de pessoas e bens.

Essa missão evidenciou a importância da cooperação entre diferentes órgãos de resgate e destacou o comprometimento e a dedicação de nossa equipe militar em prestar socorro e apoio às comunidades afetadas por desastres naturais.

Os militares que participaram da missão foram honrosamente homenageados pelo governado e pelo comando do CBMF durante a cerimônia de passagem de comando que ocorreu na última quinta-feira dia 13.